A importância de aproveitar as férias com os filhos



As férias escolares são sinônimo de passar bons momentos ao lado das crianças! Pelo menos é nisso que Brenda Natalia dos Santos Batista, 34 anos, assistente administrativa e fotógrafa, acredita!

Apesar de não estar de férias, Brenda combinou que tiraria algumas tardes “off” para aproveitar ao lado de sua filha. “Nessa jornada, minha prima está de férias com os filhos dela, então topa todas as programações diferentes comigo”, conta Brenda.

Já nos primeiros dias “de folga” da filha, Cecília, de 4 anos, elas já fizeram muitas atividades legais, e ainda há muitos planos para o período! “Fomos ao Haras fazer a aula de montar a cavalo e foi bem legal! Acabamos fazendo um piquenique em seguida; e também andamos de kart”, conta Brenda.



Os próximos programas serão: circo, cinema, parede de escalada, exposição do Pequeno Príncipe, zoológico... “Enfim, estou tentando achar sempre alguma coisa diferente. Então, se escuto alguma coisa, vejo se é possível irmos”, diz.
Alessandra Netti, psicóloga e neuropsicóloga, fala da importância de estar ao lado dos filhos nas férias: “ao dedicar esse tempo, estamos desenvolvendo a autoestima deles de uma maneira simples e indireta”.
“Vale a pena fazer com eles, por exemplo, uma lista do que vocês poderiam fazer juntos nesse período”, comenta Alessandra.

A psicóloga comenta que muitos pais não têm flexibilidade na agenda do trabalho durante as férias das crianças, mas é possível fazer algo divertido mesmo assim! “É preciso pensar em outras alternativas... Vale a dica de selecionar filmes com pipoca e brigadeiro para curtirem quando estiverem todos juntos em casa; sugerir que a criança faça um caderno de desenhos para mamãe e papai curtirem ao chegarem em casa; pintar pregadores de roupa com tinta plástica; fazer um teatro de fantoches, etc.”, diz. Enfim, atividades simples, que podem ser facilmente realizadas em casa, mas que fazem toda a diferença!


“Tudo dependerá da idade dos filhos também. Adolescentes, por exemplo, já não se envolvem tanto com algumas propostas sugeridas. Mas fica aos pais o desafio de criar novidades e entender a necessidade de cada filho... Esta é, afinal, a missão mais difícil e mais importante”, acrescenta a psicóloga.

Para Brenda, reservar um tempo com as crianças nas férias é mostrar que elas são importantes e estão sendo cuidadas e amadas. “Temos nosso emprego e obrigações, mas a gente tem que se dedicar mais aos nossos filhos. Nossa benção. Presente de Deus para nós”, comenta.

Brenda conta ainda que a filha Cecília está superempolgada com a programação de férias: “a professora dela pediu para as crianças fazerem um diário contando tudo o que fizeram nas férias. E eu achei legal fazer parte deste momento também! Então programei algo diferente que poderia fazer com ela. E ela chega todo dia à noite e escreve no caderno o que ela fez”, explica.



“Meu conselho para as mães é: se possível, tirem uma folga para passar com os filhos, sem preocupação de trabalho e afazeres, sem celular (apenas pra tirar foto), momentos para curtirem mesmo! Tentem fazer algo novo, para que as crianças sintam-se encorajadas a fazer o novo e se superarem”, finaliza Brenda.

Eu, Carla, particularmente, fiquei encantada de ver a disposição da Brenda em curtir ao lado da filha as férias escolares! Foi um exemplo pra mim! Em tempos em que as pessoas vivem na correria, não deixam seus celulares de lado etc., é sempre válido lembrar da importância de curtirmos quem a gente ama, sobretudo, nossa família. E quer momento melhor para isso do que as férias das crianças?!

Inspirada com a disposição da Brenda, minhas dicas também são:

- Algumas brincadeiras feitas em casa mesmo são válidas para fazer com as crianças; mas, fazer mil coisas ao mesmo tempo, deixando a criança de lado, não vale! Dedique-se a brincar com ela: desligue o celular, o computador, a televisão, e, simplesmente brinque com seu(ua) filho(a)! Experiência própria, está sendo difícil pra mim com o Blog, mas to conseguindo curtir muito meus filhos nestas férias.

- Se possível, planeje passeios ao ar livre! Até mesmo uma simples caminhada é válida! Aproveite este período para estimular (ainda mais) a prática de algum esporte/alguma atividade física!

- Pesquise se há alguma programação especial na sua cidade para fazer juntamente com a criança, pode ser um filme no cinema, uma peça de teatro, uma ida ao circo etc.



São dicas simples, mas que, com certeza, fazem toda a diferença! Afinal, o que pode ser melhor do que nos divertirmos ao lado de quem a gente ama?!