Uniforme da escola manchado. O que fazer?



As férias das crianças estão chegando ao fim... É tempo de ver se o material está completo, se os uniformes estão de acordo e se não está faltando nada para que elas voltem às aulas 100% preparadas! 

E, quando o assunto é uniforme, um problema muito comum é a roupa voltar para casa manchada. Muitas vezes é inevitável, pois são várias as atividades escolares e, por mais que as professoras tenham cuidado, na maioria das vezes, a criança acaba se sujando, seja com tinta, giz de cera, canetinha ou com comida e bebida, por exemplo.

Mas nem tudo está perdido! Abaixo você confere dicas que vão ajudá-la a remover as manchas escolares mais comuns, para que o uniforme dure muito mais tempo!

- Assim que notar a mancha, trate dela, não deixando para o dia seguinte.

- Não lave a roupa antes de remover a mancha.

- Antes de usar qualquer produto na roupa, jogue um pouco de sal umedecido sobre a mancha.

- Antes de aplicar o produto na roupa, faça um teste com ele num pedaço menos visível, para ver se não irá desbotar ou manchar. 

- Pode não ser necessário aplicar o produto na peça inteira, por isso a dica é isolar a mancha com um elástico e proceder com a remoção.

- Uma receitinha que dá certo para os mais variados tipos de mancha é: 1 colher de sal + 4 colheres de vinagre branco + 4 colheres de álcool. Misture, passe sobre a mancha e aguarde 3 minutos. Depois, é só seguir com a lavagem habitual.


Tipo de mancha e o procedimento mais adequado


- Cola: use acetona somente sobre a mancha.

- Chicletes: passe sobre o local um cubo de gelo, até que ele endureça e saia mais fácil da roupa.

- Chocolate: lave com água quente ou tente esfregar uma pedra de gelo sobre a mancha até ela sair. Se a mancha já for mais antiga, molhe um pano com álcool e vinagre branco, coloque sobre a mancha e deixe secar. 

- Frutas: aplique um tanto de leite fervente sobre a mancha.

- Giz de cera: use um pano úmido com um pouco de creme dental branco e passe sobre a mancha. Depois, enxágue e lave como de costume.

- Lama: aplique uma mistura de água mais vinagre branco sobre a mancha. 

- Gordura: aplique detergente sobre a mancha e esfregue bem. Depois, enxágue e lave normalmente.

- Caneta ou canetinha: passe álcool puro na mancha, se necessário, utilizando um cotonete. 

- Tinta à base de água: trate da mancha o quanto antes. Coloque a roupa de molho numa mistura de 2 litros de água + 5 colheres de álcool + 2 colheres de sabão em pó. Vá esfregando até a tinta sair e depois lave normalmente.

As orientações podem ajudar, mas, vale lembrar que cada caso é um caso! 

Mas, quando o uniforme já está mesmo “acabadinho”, nada melhor do comprar um novo, né? E agora é o melhor momento para isso! A Unisport ainda está com sua promoção de férias: uniformes da maioria das escolas de Piracicaba com 20% de desconto à vista; 10% de desconto em 2 vezes; ou o valor dividido em 5 vezes. Fica a dica! Aproveitem, só irá até dia 30 de julho!

Para quem ainda não conhece, a Unisport fica na Rua Boa Morte, 1622, no Centro, Piracicaba. O telefone é 3432-6599.