Volta às aulas: como preparar a criança para voltar à escola após as férias



Foto:Pixabay

Embora mais curtas do que as férias de verão, as férias de julho também são especiais e alteram a rotina das crianças. Dessa maneira, é natural que elas tenham que se adaptar novamente com a volta às aulas!

Mas, claro, isso não deve ser motivo de preocupação para os pais, pois tudo tende a correr bem e, logo nos primeiros dias de aulas, elas já estarão animadas novamente com as aulas e com a convivência com os coleguinhas.

Porém, algumas dicas básicas para que o período de adaptação seja o mais tranquilo possível são:

- Agir naturalmente: isso é fundamental para que a criança entenda que o retorno à escola é um acontecimento necessário e, sobretudo, que tem muitos pontos positivos!

- Não é preciso se antecipar tanto ao conversar com a criança sobre a volta às aulas: quando faltar aproximadamente uma semana para isto acontecer, vale a pena tocar no assunto de maneira informal. Que tal chamá-la para ajudar a organizar o material escolar ou apontar o lápis, por exemplo? Estas são pequenas ações que fazem com que ela vá se acostumando com a ideia e vá se animando com a volta às aulas.

- Leia para a criança, especialmente nos últimos dias de férias. Isso certamente fará com que ela se lembre de quantas atividades gostosas têm na escola!

- Convide-a também a desenhar algo referente à escola: a sala de aula, o pátio, um professor, os melhores amigos etc.

Foto: Pixabay

- Na última semana das férias, faça com que a criança vá voltando aos poucos à sua rotina: indo dormir mais cedo, acordando no horário que costuma acordar quando tem aula, fazendo suas refeições nos horários determinados pelos pais etc.

- Ajude seu filho a lembrar que, voltando para a escola, reencontrará seus coleguinhas de classe e seus professores preferidos. Comente, por exemplo, “que legal, você vai reencontrar o Joãozinho... O que será que ele fez de bom nas férias?!” etc.

- Incentive ainda seu filho a contar pros colegas de classe o que ele fez nas férias: se foi ao cinema, ao zoológico, se viajou, se assistiu algum filme legal em casa, se brincou com outros amigos etc.

- Não se assuste caso surja alguma reclamação do tipo “ah, mas eu não queria ir para a aula amanhã”. Isso pode acontecer especialmente nos primeiros dias, mas você só precisa se manter firme e lembrar a criança de que todo mundo precisa ir à escola, que os demais colegas também estarão lá e que, com certeza, os professores esperam todos com muitas atividades legais.

Foto: Pixabay
Aos poucos, naturalmente, tudo vai voltando ao normal. Afinal, rotina é fundamental para a criança, traz segurança, além de organizar a vida de toda a família!