Os reais benefícios das atividades físicas para crianças



Já são conhecidos os inúmeros benefícios que as atividades físicas – aliadas a uma alimentação equilibrada – oferecem às pessoas, de forma geral. Mas, quais são, afinal, os benefícios específicos da prática na vida das crianças? Por que, atualmente, fala-se cada vez mais sobre a necessidade de incentivar, desde cedo, os filhos a se exercitarem de alguma maneira?

No bate-papo abaixo, Vitor Vallerini, educador físico e diretor das Academias Water Center e Position, explica quais benefícios os exercícios oferecem às crianças, quais são as atividades mais indicadas para o período da infância e, também, a partir de que idade os filhos podem se iniciar em alguma atividade física.

Mundo Mãe: Qual é a importância do exercício físico para a criança? 



Vitor Vallerini: O exercício físico para a criança traz inúmeros benefícios. Dentre eles, o qual eu acredito ser o mais importante, é o de introduzir na criança um estímulo para se ter um crescimento saudável e ter um desenvolvimento ativo. 

Pessoas que iniciam a prática de atividade física quando crianças estabelecem bons hábitos desde cedo, são mais saudáveis, têm uma autoestima melhor, conseguem manter uma faixa de peso adequada para cada idade - claro que se associada a uma boa alimentação -, possuem ossos, músculos e articulações mais fortes, adquirem uma postura e equilíbrio diferente dos não praticantes de esporte, melhorando assim a sua coordenação motora. 

Além desses fatores, o exercício físico traz para a vida das crianças melhor interação social com os amigos. Tanto que ajuda muito crianças com problemas de relacionamento, com problemas em ter foco e concentração, que têm dificuldades de seguir regras ou que são muito tímidas ou ansiosas. 

O exercício físico sempre é uma ótima opção, desde que a criança se sinta bem o praticando!


Mundo Mãe: A partir de que idade é interessante colocar a criança em alguma atividade física/algum esporte?

Vitor: A maioria dos esportes são indicados a partir dos 6 anos, pois exigem muita coordenação, coletividade e cumprimento de regras.

A natação é um bom exemplo de atividade física que pode ser iniciada a partir dos primeiros meses da criança. Nós indicamos as aulas para bebê a partir dos 8 meses, pois as crianças já tomaram todas as vacinas e já interagem bem com a água e com alguns estímulos. Os pais acompanham seus filhos na natação dos 8 meses até os 3 anos; depois, a criança passa para as aulas de adaptação com os professores, e assim por diante.

No entanto, é mais importante estimulá-la a brincar, a correr, a pular, do que propriamente colocá-la em algum esporte, pois assim ela irá aprender a ser ativa e gostar de atividades físicas em geral.

Mundo Mãe: Como deve ser feita a escolha da atividade? Como incentivar sem “forçar” a escolha em determinados esportes ou atividades? 

Vitor: Nos primeiros anos de vida a escolha é feita pelos pais, na maioria das vezes, pois as crianças não conhecem as atividades. A partir dessa escolha é importante analisar se a criança se identifica e se adapta com a modalidade escolhida. 

A princípio, sempre há um estranhamento por parte da criança, por ser um ambiente novo e com novos desafios, por isso é importante os pais estarem presentes e acompanharem essa fase de adaptação. Se, após algumas aulas, a criança não se adaptar e mostrar insatisfação, indica-se apresentar-lhe outras modalidades. 

Mundo Mãe: Quais são as atividades físicas que mais costumam “fazer sucesso” entre as crianças? 

Vitor: Como citei, a natação costuma ser umas das primeiras atividades físicas apresentadas para as crianças, pois ela ocorre de forma recreativa e lúdica. Os principais benefícios são: o desenvolvimento motor, a interação com as outras crianças, a relação pai/mãe e bebê, além de ser uma ótima opção para crianças com problemas respiratórios. 

Outras atividades físicas que eu acredito que “fazem sucesso” entre as crianças são o Ballet e a Ginástica Olímpica para as meninas, e o Futebol e as Artes Marciais para os meninos. Esses quatro esportes ajudam muito na coordenação motora, concentração, disciplina, postura, criatividade e aumento na capacidade cardiorrespiratória.

Dicas Mundo Mãe


Agora que você já conhece os principais benefícios que a prática de atividades físicas pode proporcionar às crianças, vale a pena conferir algumas dicas que podem ajudar a incentivar os pequenos a quererem se exercitar desde cedo:

1 - Pais devem servir de exemplo, sendo ativos especialmente quando estão com as crianças.

2 - Sempre que possível inclua atividades físicas em programas familiares, nem que seja uma simples caminhada no final de semana, por exemplo.

3 - Proponha uma atividade física sempre que seu filho se queixar de que “não tem nada para fazer”. 

4 - Tenha em casa bicicletas, bolas, pipas, para que nunca haja desculpas para que vocês não pratiquem uma atividade juntos.

5 - Incentive sempre que possível a criança a trocar a TV, o computador e o videogame por atividades ao ar livre.

6 - Quando for presentear seu filho, dê preferência a brinquedos que estimulem a atividade física (skates, cordas, pipas, discos de plástico etc.).

Por fim, vale lembrar: é fundamental que a criança faça aquilo que gosta, pois, assim, estará se exercitando com prazer, conquistando mais saúde e felicidade! Os pais podem e devem sugerir opções, mas nunca devem forçá-la a praticar uma atividade simplesmente “porque acham interessante”.