9 dicas simples que ajudam a formar pequenos leitores

Foto: Reprodução


Em tempos de tablets, videogames e smartphones, vamos combinar que é difícil vermos crianças lendo livros fora do ambiente escolar, não é mesmo? E não quero desmerecer esses aparelho eletrônicos pois, com a ajuda deles, também é possível estimular a leitura, entre outros aprendizados.

Mas, acredito que nós, pais, temos que incentivar também a leitura “de forma tradicional”, ou seja, estimular o interesse dos pequenos por livros! Se isso é fácil? Nem um pouco! (risos)  Com a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos “deixando isso de lado”...

Exatamente por este ser um desafio para mim, pesquisei algumas ideias neste sentido e, abaixo, compartilho as dicas com vocês, por realmente achá-las interessantes e válidas nos dias de hoje!

1 – Para mostrar aos pequenos que livros são interessantes, aposte naqueles de tecido e de plástico, que têm cores e/ou formatos atrativos! Isso é válido para que as crianças se acostumem com esses objetos desde os primeiros meses.

2 – Leia para o seu bebê, sempre que possível, e desde sempre, ainda que pense que “ele ainda não pode entender a história”.

3 – Monte em casa um local exclusivo para os livros da criança, pode ser uma caixa bonita e colorida, por exemplo, ou uma estante pequena no quarto.

4 – Deixe que a criança folheie revistas à vontade, sempre que quiser, ainda que, às vezes, ela rasgue algumas páginas (risos).

5 – Quando for ler um livro para a criança, faça isso de forma bastante interativa, mostrando as ilustrações, fazendo comentários, enfim, estimulando a imaginação dos pequenos!

6 – Leia sempre que possível para a criança, antes de ela dormir. (sei que, na prática, não é possível fazer isso todos os dias, mas, quem sabe, aos finais de semana?! Temos que tentar!)

7 – Leve a criança para livrarias, mostrando o quão amplo e interessante é o “universo dos livros”. E, a partir do momento que a criança já tiver concentração para ouvir narrações, leve-a, se possível, a sessões de contação de histórias!

8 – Leia também poesias para a criança, comentando “o quanto elas são bonitas e interessantes”.

9 – E, por última, talvez a dica mais importante: dê o exemplo! Tente ler mais você também, frequente livrarias, adquira livros interessantes, se possível, tenha uma estante para livros em casa etc... Enfim, deixe que os pequenos percebam que vocês, pais, também precisam e gostam de ler!

Claro, tudo isso é um desafio diário para nós, né? Nem sempre temos pique para ler uma história para as crianças antes de dormirmos, e, muitas vezes, queremos ler algo, mas elas não deixam, pois querem brincar e/ou, simplesmente, querem nossa atenção! (Risos)

Mas, pondo em prática algumas dessas dicas, acredito que possamos estimular, dentro do nosso ritmo, o interesse das crianças pela leitura! Vamos tentar? Eu topo o desafio!