5 brincadeiras para explorar a Páscoa da melhor maneira



A Páscoa está chegando e, aqui na minha família, já estamos “no clima” há algum tempo! Meu pai comprou uns coelhos de verdade e, aos finais de semana, temos comprado ovos de chocolate e espalhado pelo pasto à noite, na chácara, e as crianças saem com lanternas procurar. Eles adoram e tem sido muito divertido!



Mas, além disso, tenho pesquisado algumas brincadeiras para fazermos com as crianças nesse clima de Páscoa! E abaixo compartilho com vocês as ideias que mais gostei:

1. Caça aos ovos

Não é nenhuma novidade, mas é um tipo de brincadeira que não perde seu encanto! Temos que esconder os ovos de Páscoa pela casa (ou no local onde formos passar o dia) e preparar uma trilha de pistas, indicando por onde “o coelho passou”. 

Dá para usar a criatividade, fazendo, por exemplo, pegadas de farinha de trigo, espalhar pedaços de algodão, rodelas de cenoura, bombons etc. Junto com esses itens, é legal colocar também alguns papéis com dicas de onde estejam os chocolates. 

2. Amigo-ovo

É a “versão de Páscoa” do tradicional Amigo Secreto. Dias antes da Páscoa, escreva em papeizinhos o nomes das crianças que estarão juntas no dia da comemoração e distribua-os para cada uma delas. Elas devem manter segredo e, com a ajuda dos pais, escolher um ovo de chocolate para dar ao seu “amigo secreto de ovo”. 

No domingo, elas revelam quem tiraram através de dicas (por exemplo: “é o mais alto da turma”; “é uma pessoa bem legal”; “é meu primo querido” etc.) e dão o presente!

Se a família não tiver assim tanta criança, não tem problema! Afinal, os adultos também podem entrar na brincadeira!

3. Ovo de chocolate na colher

Uma adaptação para aquela brincadeira antiga de colocar uma colher na boca com um ovo (de verdade) na ponta, equilibrando-o enquanto corre. 

Para evitar muito desperdício e sujeira, a dica é comprar pequenos ovinhos de chocolate. Aí cada criança coloca uma colher na boca, equilibrando o doce na ponta do talher e dispara em direção ao ponto final da corrida. Quem conseguir chegar primeiro, sem derrubar o ovinho, é o vencedor!

4. Coelho sai da toca

Uma brincadeira “estilo dança da cadeira”, mas, claro, em clima de Páscoa! Desenhe com giz ou use bambolês para fazer círculos no chão... Se o grupo tiver 10 crianças, por exemplo, faça 9 círculos (sempre um a menos que o número de crianças).

As crianças devem começar em uma roda, ao redor desses círculos desenhados/colocados no chão. Aí, quando gritarmos “Coelhinho sai da toca!”, elas devem correr para ficar dentro de um dos círculos. Uma ficará de fora e sairá temporariamente da brincadeira...

Na rodada seguinte, é retirado um dos círculos, e assim por diante... Vence aquele que for o último a se abrigar na “toca do coelho”.

5. Qual é o desenho?

Em papeizinhos escreva o nome de algum elemento relacionado à Páscoa (ovo de Páscoa, ovo, coelho, toca do coelho, patinhas de coelho etc.). Use uma lousa ou cartolina grande e espalhe canetas coloridas pelo chão. A criança deve sortear uma palavra e desenhar o elemento, deixando com que seus colegas tentem adivinhar o que é.

Enfim, são brincadeiras supersimples, mas que geralmente não pensamos ou esquecemos de fazer com as crianças... Então, acho superválido nos programarmos com antecedência e prepararmos um feriado ou domingo de Páscoa de fato especial para os pequenos! 

E vocês, o que estão planejando para a Páscoa?