Vale a pena ler: Rede Salesiana disponibiliza cartilha sobre bullying



A Rede Salesiana Brasil de Escolas disponibilizou recentemente, no portal RSB, uma cartilha com o objetivo de ajudar as escolas na prevenção e no combate ao bullying. O texto procura responder as questões mais pertinentes sobre o tema e ajudar na construção e na preservação de um ambiente escolar permeado pela cultura do respeito, da alegria e da paz. 

Achei a iniciativa importantíssima, não só pelo fato dos meus filhos estudarem num colégio da rede, mas por acreditar que este é um tema que não pode ser ignorado. 

Por mais que este seja um assunto recorrente, muita gente desconhece ou, simplesmente, “fecha os olhos” para os sinais desta prática. Mas acredito que ele deva ser preocupação frequente entre as escolas – que devem estar atentas aos seus alunos, à maneira como eles se relacionam, como se sentem etc.

Nós, como mães, claro, também devemos estar atentas e, inclusive, cobrar, quando necessário, essa posição da escola que escolhemos!

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês aqui no blog algumas informações muito importantes contidas nesta cartilha!

- Você sabia que o bullying ocorre com maior frequência no ambiente escolar? Seja na sala de aula, seja no refeitório, quadras esportivas, biblioteca, corredores etc. 

- A prática de bullying inclui tanto difamação moral e insultos pessoais (por meio de frases, desenhos, piadas ofensivas, fofocas etc.), como perseguição da vítima (pela repetição das ações), apelidos pejorativos, isolamento do alvo até agressões físicas de toda ordem.

- Uma dúvida comum é: toda forma de agressão na escola é bullying? Não. Todo bullying é uma agressão, mas nem toda agressão é bullying. No bullying, é importante destacar, há uma persistência e continuidade ao longo do tempo dos maus-tratos contra o mesmo alvo.

- Outros sinais de bullying são: violência gratuita e banalizada, desequilíbrio de força ou poder entre as partes, intenção do autor em ferir o alvo (emocional ou ­ fisicamente) e presença de um público espectador.



Enfim, tem muita informação interessante! Recomendo a todos lerem a cartilha: http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/rsborgbr/escola/downloads/2017_06_30/RSB-Escolas_contra_o_bullying.pdf