17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação



Hoje, 17 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação. A data foi criada pelo Ministério da Saúde a fim de relembrar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Acho muito importante destacar esta data e compartilhar com vocês alguns dados que pesquisei.

Com a imunização, diversas doenças já desapareceram e muitas outras estão com números de contaminação bastante reduzidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2015, 10 milhões de mortes no mundo foram evitadas por conta das vacinas.

Claro que nós, pais, ao ouvirmos falar em vacinação pensamos logo nos nossos pequenos, mas vale lembrar que ela é essencial tanto para as crianças como para os adultos. Então vale a pena conferirmos: será que nós e nossos filhos estamos com todas as vacinas em dia?!

O Ministério da Saúde possui um calendário com todas as vacinas que devem ser tomadas durante a vida. E, no caso das mulheres, durante o período de gestação: https://goo.gl/RcbfWJ . Vale a pena conferir!

No caso das crianças, vale destacar que a vacinação desde os primeiros meses de vida é essencial, visto que a maioria das doenças, que são virais ou bacterianas, possui uma morbidade muito grande. Algumas delas têm impacto maior e sequelas, como o sarampo e a difteria, por exemplo. E a poliomielite também, embora não tenha alta taxa de morte, pode deixar implicações importantes para o resto da vida. Essas doenças e muitas outras podem ser evitadas com a vacina.

É importante refletirmos ainda que a vacinação não é importante somente num aspecto individual. Mas trata-se de uma ação de proteção coletiva, a partir do momento que temos consciência de que uma população desprotegida pode causar a disseminação rápida de uma doença. Em um cenário muito comum, por exemplo: uma criança com catapora vai à escola e pode espalhar a doença entre todos os alunos da sala de aula... Aqueles que não tiverem tomado a vacina, correm grande risco de pegarem catapora. E isso vale, é claro, para outras doenças!

Aqui em Piracicaba meu local de confiança para as vacinações das crianças é, sem dúvidas, o CdVac, comandado pelo pediatra Dr. Paulo Tadeu Falanghe. Trata-se de um moderno centro de imunização e vacinação fundado em 2016 com a missão de tornar acessível a prevenção de alta qualidade a qualquer pessoa.