Animal de estimação e crianças: uma combinação que dá certo!


Recentemente, compramos uma cachorrinha aqui para minha casa. Eu já ouvia muito falar sobre os benefícios que os animais de estimação oferecem para a família, especialmente para as crianças... Mas, claro, é na prática que a gente consegue ter mais noção disso!

Posso dizer que minha casa mudou, para muito melhor, com a chegada da Love, nossa cachorrinha! Então, senti a necessidade de compartilhar isso com vocês... Abaixo destaco alguns benefícios que os animais de estimação oferecem para as crianças, levando em conta o que tenho notado aqui em casa e também o que pesquisei a respeito do assunto.

Fortalecimento da afetividade: os cachorros são animais muito carinhosos, que adoram estar perto das pessoas que amam... E isso, na convivência, acaba sendo um “exemplo de afetividade” para os bebês e crianças (que estão em constante aprendizado). A companhia de cachorro (ou outros animais de estimação) ajuda a preparar a criança para o convívio com outras pessoas e permeia noções de sentimento, carinho, repeito etc.

Redução da ansiedade e melhora da autoestima: alguns estudos já comprovaram que ter um cachorro ajuda na redução da ansiedade e estresse, tanto para crianças como adultos. A presença do animal passa a ser como um exercício terapêutico, que ajuda a suavizar angústias e medos, e ainda melhora a autoestima, especialmente pela certeza de se ter um amigo fiel e ser amado por ele.  

Melhora do convívio familiar: por mais que uma família já seja muito feliz e unida, com certeza ela pode se tornar “ainda melhor” com a chegada de um animal de estimação! A vontade de estar em casa com todos reunidos aumenta, as brincadeiras e “programações” em casa tornam-se muito mais gostosas etc.

Combate ao sedentarismo: tendo um animal de estimação em casa, dificilmente as crianças vão querer “ficar paradas”. Brincar com ele dentro de casa e levá-lo para passear são atividades que se tornarão muito constantes e serão motivo para todos se movimentarem e uma alegria para toda a família!

Maior noção de responsabilidade: na simples convivência do dia a dia, a criança que tem um animal em casa aprende mais cedo certas noções de responsabilidade. Sabe, por exemplo, que o animal precisa se alimentar todo dia, que faz xixi e coco, que precisa tomar banho, que gosta e precisa de carinho etc.

Há ainda estudos que apontam que bebês que convivem diariamente com cães têm seu sistema imunológico fortalecido... Isso acontece pelo fato de o animal representar o contato com o mundo exterior, e o organismo desses bebês passar então a combater de forma mais eficaz casos de tosse, coriza, infecções etc. 



Claro que cada família/casa tem suas particularidades. Por isso, não poderia simplesmente dizer a vocês: “comprem ou adotem um cachorro”! Ter um cachorro ou qualquer outro animal em casa exige responsabilidade, tempo, paciência...

Mas, se vocês já estiverem pensando no assunto, digo que, com certeza, valerá muito a pena!