Meu filho vomitou o remédio, e agora?



Você possivelmente já passou por esta situação: acaba de dar o remédio para a criança e, segundos depois, ela vomita. Nessas horas é normal que nos preocupemos e fiquemos sem saber o que fazer! Afinal, será que a medicação já fez algum efeito? Será que tenho que repetir a dose?

Sabendo que este é um dilema comum entre muitos pais, quis pesquisar sobre o tema e compartilho agora com vocês o que descobri:

- Caso a criança vomite imediatamente o remédio ou tenha se passado menos de 15 minutos da administração do mesmo, provavelmente a dose inteira precise ser dada novamente.

- Se já tiverem se passado de 15 a 30 minutos, o mais recomendado é repetir somente metade da dose.

- Se já tiverem se passado entre 30 e 60 minutos, a dose provavelmente não precisa ser repetida. Mas, neste caso, pode-se “adiantar” a próxima administração do remédio, para entre 4 e 6 horas depois da primeira dose.

- Se a criança vomita depois de uma hora da administração do remédio, o medicamento já foi digerido pelo organismo, assim, não se tem a necessidade de repetir a dose.

Vale destacar, porém, que essas são orientações gerais, e que cada caso é único... Por isso, o mais recomendado mesmo é sempre consultar o pediatra de sua confiança, se possível, e seguir exatamente o que ele passar. (Em tempos de whatsapp, não é tão difícil fazer este tipo de “consulta”, né?).