A Páscoa e os cuidados com os dentes dos pequenos

Dra. Daniela Ortega Lopes Risola* 


A Páscoa é um período muito importante e valioso para os cristãos, momento de celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, de renascimento! E como toda comemoração, possui rituais típicos, sendo um deles dar e receber ovos de chocolate!

É fato que os maiores apreciadores dessa prática são nossas crianças! Quem de nós não evita levar os filhos ao supermercado nessa época? Tetos e prateleiras forradas de ovos de chocolate, convidando-nos a prová-los antes da hora, não é mesmo?

Pois bem, eis que chega o domingo de Páscoa e cada criança ganha em média quatro ovos ou mais! O que fazer? Claro que eles não comerão todos de uma vez (ou sim?!)... Essa infinidade de chocolate ficará por semanas e até meses disponíveis!

É sabido que a oferta em demasia de alimentos açucarados aumenta o risco para o desenvolvimento de cárie dental, mas também há outros fatores envolvidos na sua aparição. A cárie depende do tipo de alimento, frequência com que esse alimento é ingerido, qualidade da higiene bucal, tipo de microflora bucal e qualidade da proteção que a saliva exerce sobre os dentes. Dentre esses fatores, os que podemos intervir é na frequência de ingestão do açúcar e na qualidade da higiene!

Então, os chocolates que sobrarem no pós-páscoa, podem ser ofertados à criança como sobremesa, e em seguida, praticar a higiene correta dos dentes, utilizando escova dental adequada para o tamanho da boca, pasta dental com flúor e fio dental!

Não é indicado deixar o chocolate ou qualquer outra guloseima açucarada à disposição da criança!


A ingestão indiscriminada desses alimentos e a não realização da higiene bucal na mesma frequência fatalmente desencadearão um processo carioso! Essa dica vale não só para o período da Páscoa, mas para o ano todo!

Não há necessidade de privar os pequenos desses momentos... Hábitos saudáveis praticados rotineiramente é que serão determinantes para garantir saúde em todos os sentidos!

*Dra. Daniela é Especialista em Odontopediatria,Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia