Acne e chocolate: posso comer?


Dra. Thaís M. Tonso Komatsu*



Difícil encontrar alguém que não se derreta por um bom chocolate! Mais difícil ainda é encontrar alguém que o coma sem medo ou peso na consciência... 

Além da preocupação com o ganho de peso, é muito comum a preocupação com o surgimento das temidas “espinhas”. Mas será que o chocolate pode realmente causar acne? 

Muito já foi estudado sobre a influência da alimentação nos quadros de acne e o que sabemos até então é que dois fatores podem trazer piora do quadro: dietas de elevado índice glicêmico, e consumo de leite e seus derivados. 

O consumo de alimentos de alto índice glicêmico resulta em um estímulo excessivo para a produção de sebo. 

Já as proteínas do leite, estimulam a produção de um fator de crescimento similar à insulina, que favorece o surgimento e agravamento da acne; isto é a ainda mais impactante quando falamos dos leites desnatados. 

E não é só isso; o leite pode ainda conter outros hormônios implicados no surgimento da acne, e, algumas vezes, é “enriquecido” com moléculas bioativas e proteínas do soro do leite que agem na pele causando piora da acne. 

E ai, voltamos ao chocolate: um alimento que pode conter alto teor de leite na sua composição e alto índice glicêmico. 

Portanto, sim! O consumo excessivo de chocolate pode causar ou agravar acne. 

Mas não desanimem. Em contrapartida, sabemos que o cacau tem efeitos benéficos: ele é rico em antioxidantes, possui minerais essenciais (potássio, magnésio e cobre) e polifenóis. 

Então, usemos o bom senso para aproveitar ao máximo o sabor, e os efeitos bons do chocolate: 

- Dê preferência para o chocolate amargo - com concentração de cacau acima de 70%. Quando comparado aos outros chocolates, ele apresenta de forma mais expressiva as propriedades antioxidantes. Sem dúvidas, é a melhor opção! 

- Já o chocolate ao leite geralmente não chega nem a 40% de cacau, e apresenta em sua composição grande quantidade de leite, açúcar, aditivos e gordura hidrogenada. Fuja dele! 

- Quanto ao chocolate branco, não deveria nem ser chamado de chocolate pois não é feito da semente, e sim da manteiga do cacau, ou seja, totalmente à base de gordura hidrogenada e açúcar. Ele não possui as substâncias antioxidantes, e pode ter mais de 50% de açúcar em sua composição! Fuja dele também! 

- O chocolate diet é recomendado para diabéticos pois não contém açúcar, mas pode conter grande quantidade de gordura. Por isso, não é a escolha mais saudável para todos. 

O importante é fazer suas escolhas com consciência: opte por um bom chocolate, coma com moderação, e seja feliz! 


* Dra. Thaís M. Tonso Komatsu é médica dermatologista - Sociedade Brasileira de Dermatologia. Pós-graduada em Cosmiatria - FMABC. Dermatologia clínica e cirúrgica, Cosmiatria, e Tricologia.