Dia Mundial da Saúde: professor indica as atividades mais adequadas para crianças de cada idade



7 de abril, Dia Mundial da Saúde. Dada a importância da data, pensamos em trazer ao Blog um assunto atual na vida da maioria das famílias e que, com certeza, “está em alta”, mas que, na prática, não é “tão simples” como parece. 

Afinal, falar é fácil, mas, como incentivar, de fato, nossos filhos a terem hábitos mais saudáveis desde cedo?! Quais são as atividades mais indicadas para as crianças? 

Para abordar com propriedade o assunto, convidamos Adilson José Zanin – licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba; professor efetivo do Ensino Fund. II e Ensino Médio na Escola Estadual “Prof. Eduir Benedicto Scarppari” e professor de Educação Física do Ensino Fund. I no Colégio Piracicabano – para falar um pouco sobre a atividade física na vida das crianças. Confira o bate-papo: 

- Você concorda que, nos dias de hoje, exista um interesse maior da população em adquirir hábitos saudáveis, especialmente relacionados à alimentação e à prática de atividades físicas? 

Concordo. Embora ainda seja comum encontrarmos pessoas que se alimentam com o que conhecemos por fast-food, enquanto outras começaram a perceber a importância de praticar atividades físicas e selecionar com maior qualidade os alimentos que consomem – e passaram, assim, a desenvolver um equilíbrio e estilo de vida bem mais saudável. 

- Como os pais podem/devem estimular seus filhos a terem hábitos mais saudáveis desde cedo pensando na questão da atividade física? 

Em meu ponto de vista, o “exemplo” é o maior aliado dos pais e responsáveis em relação ao incentivo para a prática da atividade física. Devemos incentivar nossas crianças e orientá-las para uma vida mais saudável. Somos as principais referências de nossos filhos, portanto, devemos proporcionar lazer em família, como passeios de bicicleta, caminhadas em parques, podendo obter, assim, bons resultados e com custos bem reduzidos. 


- Qual é a idade ideal para que uma criança comece a se exercitar? 

Aqui, é preciso diferenciar os conceitos de atividade física de exercício físico. Para as atividades físicas, não existe restrições de idade... Elas devem ser estimuladas desde os primeiros meses de vida, com atividades motoras bastante simplificadas, corridas em parques, andar de bicicleta, participar de gincanas em clubes e escolas. Já referente aos exercícios físicos programados, como atividades em academias ou prática de esportes regrados e mais competitivos, há restrição de idade, pois é recomendado para idades acima de 14 anos aproximadamente e sempre com acompanhamento profissional. 

- Que tipo de atividade pode ser adequado para as crianças de cada idade? 

As crianças bem pequenas devem receber estímulos bastante lúdicos, atos simples de corridas, pequenos saltos, giros simples, o que permite a criança explorar e ampliar por ela mesma seu repertório motor. 

É muito importante ressaltar que, do início da fase escolar até seus 10 anos aproximadamente, a criança necessita de estímulos para participar de atividades mais livres e espontâneas, o que favorece a experiência da construção e descoberta de novos movimentos motores, bem como, reforçar movimentos básicos já por ela vivenciados. Daí por diante, a partir dos 11 anos, já é possível iniciar um processo mais elaborado de atividades físicas, incluindo gestos motores específicos do esporte, mesmo porque, nesta idade já existe uma maior compreensão de regras definidas. 

Podemos exemplificar algumas atividades para cada idade: 

- bebês a 1 ano: atividades de manipulação (pegar objetos), natação. 

- 1 a 4 anos: atividades de equilíbrio, força, resistência (correr, saltar, desviar, brincar de corda). 

- 5 a 10 anos: jogos de regras (pega-pega, queimada, circuito de ginástica simplificado, saltos, cambalhotas), fundamentos simplificados do esporte (quicar bola, arremessar, agarrar, lançar, chutar, rebater). 

- 11 a 17 anos: introdução a jogos mais elaborados de caráter competitivo e com regras mais elaboradas como: futebol, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo. 


_______________ 

Fica a dica e o incentivo para que comecemos o quanto antes a estimularmos uma vida mais ativa e saudável para nossos filhos! 

Este pode até parecer um tema banal, mas em meio à era digital em que vivemos, temos que nos atentar muito a isso e, inclusive, darmos o exemplo!