O cérebro das crianças: Função Executiva


Alessandra Netti, psicóloga e neuropsicóloga 












A cada encontro falaremos a respeito de uma região cerebral; hoje é a vez do córtex pré frontal, que é a parte anterior ao lobo frontal do cérebro. Bem na região da testa e uma palma para cima do alto da cabeça.



Esta região cerebral está relacionada ao planejamento, ao comportamento e pensamentos complexos, personalidade, tomada de decisões e a modulação do comportamento.

A criança ainda está em processo de formação dessa área, e é por isso que vemos crianças sem controle de seus impulsos e agressividade. Essa área termina de se formar só na adolescência.

É preciso compreender claramente que quando nossos filhos estão dispersos ou impulsivos, estão na verdade “maturando” essa área do cérebro.

Essa área é muito importante para as demais áreas do cérebro pois é como se o córtex pré frontal fosse um grande maestro – ele é quem rege o restante do cérebro. É mais complexo do que isso, mas essa analogia serve apenas para entendermos a importância de desenvolvermos essa área do cérebro dos nossos pequenos. Para isso, as principais dicas são:

- Ensinem a esperar – sabendo que não aguentam muito tempo!

- Ensinem a se concentrarem – com jogos de memória ou procurar figuras, como o jogo Lince.

- Ensinem a respirar – pois o oxigênio chega na área frontal imediatamente e isso organiza e acalma o cérebro.

Hoje aprendemos um pouco sobre a Função Executiva, a área do nosso cérebro que "executa" as grandes manobras. Até a próxima!