Relação de crianças e pets é benéfica? Veterinária responde



Os animais de estimação, especialmente cachorros e gatos, fazem parte da vida de muitas famílias. Porém, a relação dos pets com crianças ainda gera dúvidas...

Tanto que, em alguns casos, os pais cogitam abandonar seus animais de estimação quando sabem que vão ganhar um bebê, pois acreditam que esta relação possa ser prejudicial para a criança.

Mas, é exatamente o contrário, conforme destaca a veterinária Luciana Justolin Montebello, 39 anos, profissional no Hospital Veterinário Piracicaba - Dr Jacob há 16 anos. 



“A relação de pets e crianças é benéfica. A convivência com animais leva a aprendizados diários na infância, ensinando valores como respeito, cuidado e responsabilidades, além de a criança ter no pet um carinhoso e animado companheiro para os momentos de diversão e brincadeira. Para as crianças e adultos, os pets são parte da família. Para muitas crianças, um animal serve como terapia e interação social”, destaca Luciana, que é mestre em clínica cirúrgica de pequenos animais pela Unesp Botucatu e tem especialização em felinos.

Luciana é também mãe da Isabela Justolin Montebello, de 7 anos, e do Rodrigo Justolin Montebello, de 4 anos. “Quando engravidei já tinha duas cachorrinhas em minha casa, que inclusive dormiam em nossa cama! Após o nascimento da minha primeira filha, elas continuaram dormindo conosco! Ter animais para mim sempre foi natural, desta forma nunca me preocupei com o fato de ter que dividir minha atenção entre as crianças e os animais”, conta. 

Cuidados necessários


“A única preocupação que tive e que repasso aos meus clientes é a de é fundamental que se façam os protocolos de vacinação e vermifugação específicos para cada tipo de animal, de modo a prevenir doenças a gestante e ao bebê. Alguns acompanhamentos laboratoriais específicos e inespecíficos são de suma importância para garantir um bem-estar e um convívio saudável”, destaca Luciana. 

É fato que algumas famílias que já têm um pet, quando descobrem que vão ter um bebê, se “assustam” e pensam que a criança não poderá conviver com o animal (por exemplo, por causa de pelos etc.). 



“Mas, falo sempre para as grávidas que não tem problema a convivência dos bebês com os pets. Já é comprovado cientificamente que os animais ajudam a aumentar a imunidade das crianças, ficando estas menos doentes com esta aproximação. É claro que alguns casos apresentam exceções, e há crianças que podem ter alergias a estes pets. Cabe aos pais e demais responsáveis analisarem a convivência”, explica a veterinária.

Mas, em geral, quais são os cuidados que os pais devem observar em relação à convivência de crianças e pets? 

“Oriento aos pais terem cuidado ao mostrar o bebê ao animal de estimação nos primeiros contatos. Isto porque, nunca sabemos a reação que o pet terá, o que dependerá de cada animal. Desta forma, devemos saber respeitar o limite de cada um. A introdução de contato tem que ser gradativa, e sempre devemos ficar atentos para a reação até que estes se acostumem”, responde Luciana. 


A atenção deve ser redobrada, destaca a veterinária, em casos de animais de grande porte. “Quando a criança começa a engatinhar, irá querer brincar com o animal, porém, não sabemos qual será a reação deste, dependendo de seu grau de territorialismo e dominância, razão pela qual devemos também ficar espertos”, orienta.

“Quando minha filha tinha um ano de idade, estava brincando com minha cachorra e levou uma mordida leve no rosto. Isto não impediu que continuassem a ser grandes amigas até hoje, sempre dormindo juntas”, conta Luciana.

Assim fica claro que a relação de crianças e pets é muito benéfica, tanto em aspectos de saúde como de sociabilidade. Porém, exige cuidados por parte dos pais, no sentido de os adultos estarem sempre “monitorando” esta convivência – sem “estresse”, mas com responsabilidade! 



Com esta entrevista importante, deixamos também nossos parabéns e toda admiração pelos veterinários que cuidam com tanto amor dos nossos pets (que são, de fato, membros da nossa família)! Feliz Dia do Veterinário (9 de setembro)!

Hospital Veterinário Piracicaba - Dr Jacob
Rua Men de Sá, 234 - Piracicaba
Instagram: @hospitalvetpiracicaba